Quantas garrafas de vinho pode trazer do exterior na mala

Luciana Braz conversa com Eduardo Oliveira, Auditor-Fiscal e Delegado da Alfândega do Recife- Brasil. E esclarece tudo sobre a volta de viagem com vinhos e bebidas. 

Claro, direto e sem frescura, Eduardo Oliveira explica as cotas, situações que cabe multa e impostos ou até apreensão das bebidas na sua mala. Vale a pena escuta-lo pra não passar perrengues na volta pra casa.

Eduardo Oliveira é a melhor pessoa pra responder minhas perguntas. Da pra entender tudo direitinho.

O certo e o errado chegando ao Brazil do exterior com vinhos e bebidas na mala.

Limites e dicas da quantidade de bebidas que pode trazer do exterior ao Brasil. 

Quantas garrafas da pra trazer numa viagem de aviao?  Quantas garrafas de vinho whisky posso levar na mala?  Quantas garrafas podem ser despachadas?

Quantas garrafas de vinho e whisky pode trazer do exterior? A cota de bebidas são 12 litros (até o limite de 500 dolares – na data da entrevista era esse o valor)

Quantas garrafas de vinho posso comprar no dutyfree?

O primeiro FreeShop onde você chegou no Brasil (uma cota de 1000 bolares), você tem uma cota de 24 garrafas sem dever imposto. Os outros DutyFree/FreeShop não entram nessa cota, mas sim na compras no exterior (de bagagem). Note que só é permitido 12 garrafas de um tipo de bebida (ou 12 de vinho, ou 12 de whisky por exemplo).

Faz diferença se eh whisky ou vinho na volta ao Brasil? Não. São 12 litros comprados no exterior.

Se eu compro ou ganho de presente as garrafas de bebida, entra na cota? Não. Ganhar de presente e comprar é a mesma coisa na hora da fiscalização.

O preco do vinho faz diferenca pra alfandega na volta ao Brasil? Sim, faz porque há um limite no valor das compras no exterior que pode se trazer com o passageiro. Como esse valor pode ter sido alterado quando você estiver lendo isso, é bom dar uma olhada no site da Receita Federal. (500 dolares – na data da entrevista era esse o valor).

Lembre-se que a cota de bebidas alcoólicas só é permitida a maiores de idade legal pra comprar bebidas e fumo.

Até bebezinhos tem cota de compras de 500 bolares. Mas adolescentes (menores de idade) não podem ter cota de bebidas alcoólicas.

Preciso guardar a nota? Não, mas é sempre bom ter o comprovante de compra. Até porque se você não tiver a nota fiscal, o valor das garrafas será harbitrado pelo auditor fiscal lá na hora da fiscalização.

Vou ter que pagar multa pelos vinhos e bebidas que trouxer na bagagem? Só pelos que excederem a cota.

Como me comportar na volta ao Brasil com muitas garrafas de vinho na bagagem de voo internacional?

As cotas de bebidas é a mesma para portadores de passaporte brasileiro e estrangeiros.

Não acredite em quem te fala que se você tiver um passaporte europeu você teria uma cota diferenciada. NÃO, A REGRA É A MESMA seja seu passaporte brasileiro ou não.

Informações mais detalhadas no Site da Receita Federal

-> É FACIL DE LER, DÁ UMA OLHADINHA. Informações estão disponíveis também em varias línguas. A Receita Federal atualizou tudo de forma clara e bem explicadinho. Vale a leitura antes de viajar #ficaadica

This chat was recorded from @WineTalkGroup , Live on Instagram on IGTV.

#winetalk #ficaadica #dicasdeviagem #viagens #voltapracasa #aeroporto #alfandega #seliga #winelover #voltadoexterior #cotadeviagem #cotadebebidas

what are you thinking? comment here..

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s